domingo, 3 de abril de 2022

Está Para Vir

 Não sei ao certo o que me trouxe aqui hoje de novo.


Há já algum tempo que não sinto nem a vontade nem a necessidade de escrever e desabafar, mas algo hoje me deu uma faísca para aqui voltar, e passar algum tempo a refletir sobre este Mundo em que vivemos.


Não sei se foi do filme que acabei de ver, se do trabalho em que estive hoje, ou se simplesmente foi o tempo desde a minha última visita aqui, mas o que é certo é que senti um magnetismo mais forte hoje, e aqui estou.


Nesse mesmo filme, algum dos personagens disse uma frase que me deixou a pensar. Não sei ao certo como era, mas envolvia algo parecido com: "O que é certo é que o melhor ainda está para vir.".


Mas está? Isso é certo desde quando?


Quem é que me garante que o melhor já não passou? Ou que estamos a vivê-lo agora mesmo?


O ser humano é um animal estranho, e somos maus connosco mesmos, portanto não tenho assim tanta certeza de que essa afirmação é assim tão correta, gajo do filme cujo nome acho que era Marc.


Mas deixaste-me a pensar. E se o melhor não está para vir? Porque não haveremos nós de fazer com que, caso não esteja no futuro, possamos ter o melhor agora mesmo?


Contra mim falo, obviamente.


Há... quê? ... mais de um ano que não vinha aqui? Tanto que se passou desde aí, tanto para o bom como para o mau. Tanto que pode ainda melhorar, e tanto que provavelmente não voltará a ser tão bom no futuro.


Novos empregos, novas posses, novos sonhos, novas pessoas, novos estados de espírito. E, contudo, tanta coisa continua menos bem.


Os problemas de sempre, mantêm-se, apesar de agora saber qual é a sua fonte e a estar a tentar atacar lentamente. A solidão, ainda que muito menos potente, continua por aí...


Enfim... os problemas mantêm-se, as fontes deles é que foram identificadas. Mas isso não os resolveu.


E alguma vez irá resolver? Quem me garante isso?


Tanto quanto sei, os problemas irão manter-se, ou então simplesmente tornar-se noutros, e nunca vamos estar verdadeiramente bem. Não como antigamente, mas antigamente éramos crianças, e a esse tempo não voltamos.


Hoje vou dormir com o pensamento de que irei tentar fazer com o que o melhor ainda esteja para vir, como tu disseste, Marc, mas não ficarei a espera que isso seja daqui a meses ou anos.


Vamos apontar lá para a próxima semana, pode ser? Depois logo se vê.

Sem comentários:

Enviar um comentário